#VisionesComunes

Narrativas de un mundo emergente

Licencia:
Lang: ES | BR | EN | FR
Open Cinema, Open Documentary, Copyleft Film, P2P Production

Metodología

#VisõesComuns: narrativa de um mundo emergente é mais do que um documental. É um processo de experimentação, pesquisas, reuniões, e criatividade em movimento. Aqui apresentamos um roteiro provisório será aperfeiçoado com o passar do tempo.

Para tornar este projeto coletivo e aberto, orientado aos resultados, definimos o trabalho a ser realizado em um período de três etapas:

1) Pré-produção
2) Produção
3) Pós-produção

Vamos analisar o que em geral envolve cada etapa.

Fase 1: Pré-produção

Desenho e implementação do sitio web em quatro línguas: espanhol, português, francês e inglês.

Conformação da comunidade: é o ponto de partida, quando forjamos alianças e compartimos interesses, habilidades, sonhos e paixões em torno da narrativa.

Estabelecimento da equipe técnica: definiremos os perfis, cargos e funções da equipe do vídeo documental: directorxs, productorxs, escritores, animadorxs, diretorxs de fotografia, camarógrafxs, entre otrxs.

Adquisição da câmara Elphel: o vídeo documental será realizado com tecnologias livres, e nada melhor do que usar uma câmara Elphel para gravar. Deste modo, nesta fase estaremos buscando recursos para esta câmara espetacular.

Seleção das experiências: selecionaremos de forma participativa as experiências ao redor dos bens comuns, da cultura livre e da produção entre pares (p2p) nos países onde será registrado o documental: Argentina, Brasil, Uruguai, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela, Costa Rica , Honduras, México e Cuba.

Sinopse: a sinopse será escrita de forma colaborativa no wiki do vídeo documental.

Roteiro inicial: baseando-nos na história das experiências selecionadas, iniciaremos a definição coletiva do roteiro inicial e da estrutura narrativa do filme.

Primeira fase de financiamento: para adquirir a câmara Elphel, o equipamento que falta e para recuperar as despesas incorridas nesta fase (de domínio, site e outros), promoveremos uma campanha de crowdfunding.

Fase 2: Produção

Conformação de equipes locais: além da equipe técnica de direção, produção, fotografia e outros, definiremos aliados e aliadas técnicas, que de maneira voluntária colaborarão com iluminação, cenarios, assistência de direção, maquiagem, catering, etc.

Scoulting: seleção dos locais para as filmagens.

Gravação: se iniciam as gravações tendo como base as experiências selecionadas e a calendarização das mesmas, que será feita juntamente com as pessoas representantes locais das experiências. Viajaremos aos lugares e nos reuniremos com a equipe técnica local para gravar, fazer tomas complementarias do lugar, etc. Aqui se inicia o acervo documentário que será editado mas tarde.

Oficinas e palestras: em cada país que chegamos como equipe técnica, vamos realizar breves oficinas sobre o processo do filme, onde temas como software livre, tecnologias de código aberto / open source, cultura livre, bens comuns, entre outros, vão marcar a agenda do dia. Nestas oficinas ou palestras, compartiremos como estamos rodando o vídeo documental e mostraremos como se construem o equipamento aberto que estamos utilizando.

Segunda etapa de financiamento: vamos promover campanhas e outras doações para as despesas desta etapa, tais como viagens, alojamento e alimentação.

Fase 3: Pós-produção

Exibição de todas as imagens: você vai poder ver todas as gravações para analisar a narrativa do documental e construir uma história a partir desse material, baseado no roteiro inicial e sinopse.

Trilha Sonora: vamos trabalhar com as pessoas que de maneira voluntária se ofereçam para criar a música e a composição de peças sonoras para documental.

Roteiro final: com todo o material apresentado, criaremos a versão final do script para iniciar a edição e produção.

Edição e montagem: se realizará a edição e montagem do filme.

Publicação das primeiras imagens: na medida que avançamos na edição e seleção das tomas, etc., irão sendo publicados os curtos que pouco a pouco darão a estética final do filme, assim como seus principais protagonistas.

Terceira fase de financiamento: buscaremos o financiamento final para o lançamento do filme em todo o mundo.

Lançamento mundial: definiremos de forma coletiva um único dia em todo o mundo no qual o vídeo documental (com legendas nas línguas correspondentes) será exibido em centros culturais, universidades, praças abertas e outros locais públicos, além de ser publicado na Internet.

Acervo público para todo o material: no dia da estréia mundial, todo o material gravado vai estar disponível para todas as pessoas, tanto nesta página web como na página de Remix the Commnos. O material estará publicado sob a licença Creative Commnos BY-SA.

Ilustração temporária das três fases:

Apresentamos abaixo uma ilustração sobre o cronograma para cada etapa. A proposta em si é um rascunho e não um cronograma definido com precisão. Pode ser modificado ao longo do processo.

etapas

Última modificación: 6 de julio de 2013 a las 18:56
Hay 0 comentarios
captcha
Quiero ser notificado por email cuando haya nuevos comentarios.